terça-feira, 5 de maio de 2009

Quebrando Limites

Susan Boyle - Singer - Britains Got Talent 2009

Por Jonathan Ramirez no Vimeo.

Bom, eu queria comentar sobre Susan Boyle, mesmo praticamente um mês depois de 11 de abril, quando ela explodiu no Youtube e nas televisões britânicas.

Todos os vídeos de alta qualidade do Youtube estão bloqueados para visualização externa (só consegui pela Vimeo mesmo). Não seria esse outro sintoma "paranóico" do sucesso da escocesa de West Lothian? Mais recente?

Em poucos dias na rede, o vídeo atingiu mais público do que a posse do presidente Obama nos EUA, em janeiro. Isso significa: mais de 3 milhões de visitas em uma única semana. Também é importante dizer que internautas são, de fato, um público muito distinto da televisão. Exceto por emissoras inglesas, a notícia do estouro da mulher só veio no final de semana seguinte ao programa original (dia 18, aproximadamente), mesmo em redes grandes como a Globo.

Com uma voz impecável - que alguns acusam até de falsa - Susan cantou I Dreamed a Dream do musical Les Miserábles, de 1980, adaptação de Claude-Michel Schönberg. Susan não usa praticamente nenhum artifício como falsetes, cantando com um pulmão de dar inveja. A música, que é interpretada na peça pela personagem Fantini, retrata a amargura da mulher que possuí uma vida de sofrimento, mesmo quando ela viveu por um sonho.

De certa forma, isso retrata a realidade de Susan Boyle. E também o seu espetáculo: nenhuma hype ou fenômeno teria sido criada nela se ela não tivesse 47 anos, não tivesse uma vida dedicada a religião e não fosse praticamente virgem na vida amorosa. Para publicitários, ela é um aviso que não somente a perversão e a violência atraem público. Para o pessoal da internet, é mais uma demonstração clara que criamos, paralelamente ao mundo da TV e das outras mídias, ídolos e celebridades próprios, distantes do modelo tradicional.

(Claro que isso não se aplica 100% ao programa Britain Got Talent, que faturou MUITO nessa brincadeira, fugindo do comum e pegando carona na divulgação virtual)

Nenhum comentário:

Postar um comentário